Novidades

Pirelli lança linha de pneus para carros antigos

Linha Collezione resgata desenho — e até dirigibilidade de veículos clássicos

Mustang 1966 com pneus da linha Collezione (Auto+)
Mustang 1966 com pneus da linha Collezione (Auto+)

Se você faz parte da turma que ama carros antigos, saiba que agora está disponível no mercado pneus com as características originais de um modelo de décadas atrás. É o caso da Pirelli, que acaba de lançar no Brasil a linha de pneus Collezione, feita para carros clássicos.

Segundo a Pirelli, a linha Collezione foi desenvolvida com base nas mesmas configurações criadas pelos projetistas da época, isso, para respeitar o ajuste original de cada carro. O bacana é que os desenhos das bandas de rodagem são exatamente os mesmos dos pneus originais, mas com a vantagem de serem produzidos com compostos mais modernos. Ou seja, o desempenho e a segurança são garantidas.

Além do visual “retrô” devido aos desenhos das bandas de rodagem e da modernidade por conta dos materiais usados nos pneus da linha Collezione, a Pirelli afirma que essa nova gama de pneus resgata até o comportamento dinâmico original do carro de quando ele foi lançado. Praticamente uma volta no tempo.

Os pneus Collezione têm estrutura de Nylon Zero Grau em espiral de cabo único, sendo a mesma usada nos pneus Ultra High Performance da marca. A carcaça ainda tem construção dupla e utiliza Nylon de alta desempenho que deriva das últimas tecnologias da Pirelli no segmento motorsport.

Ao menos por enquanto, a linha Collezione será vendida apenas pela empresa Batistinha Garage, de São Paulo (SP). A gama de pneus é formada pelos modelos Cinturato CA67, Cinturato CN72, Cinturato CN36, Cinturato CN12 e Cinturato P5.

Entre algumas das curiosidades, o pneu Cinturato CA67 foi patenteado em 1951, além de ter sido o primeiro pneu radial têxtil com o código de velocidade SR — que atinge velocidades de até 180 km/h. Já o Cinturato CN36 foi o primeiro pneu radial de aço da Pirelli de produção em série, que contava com as séries HR e VR para atingir velocidades de até 210 km/h ou mais.

Veja mais:

>> Saiba identificar o momento certo de trocar os pneus

>> Stock Car: categoria se rende a manta térmica nos pneus

>> Como usar o macaco corretamente na hora de trocar o pneu