A Fiat vai completar 50 anos de atuação no Brasil em 2026 e já prepara uma série especial para marcar a data. A marca, que desembarcou no país em 1976, com o lançamento do icônico 147, agora pretende celebrar a trajetória com versões comemorativas de alguns de seus modelos mais importantes. Com isso, o primeiro modelo será o Fastback já visto nas ruas.
As primeiras imagens da versão especial surgiram durante gravações de um comercial em Belo Horizonte (MG), divulgada pelos colegas do Autos Segredos. Segundo o site, o Fiat Fastback 50 anos terá produção limitada e numerada.
No caso do SUV cupê, serão apenas 550 unidades disponíveis. A estratégia vai se repetir depois com outros modelos da marca, como a Toro e a Strada, que também ganharão edições comemorativas.
Série especial terá acabamento exclusivo

A proposta da Fiat não será transformar o visual do Fastback, mas criar uma identidade própria para a comemoração. Por isso, a edição especial receberá detalhes exclusivos tanto na cabine quanto na carroceria. Desta forma, o exterior do Fastback 50 anos apostará em uma combinação visual com a cor Azul Amalfi, escolhida especialmente para a comemoração.
Além disso, adesivos verdes aplicados na parte inferior das portas ajudarão a diferenciar a versão das demais configurações da linha. Já o vidro traseiro também receberá uma inscrição alusiva ao aniversário da marca.

Ademais, as imagens revelam ainda rodas escurecidas de 17 polegadas conhecidas da versão Impetus, retrovisores em preto brilhante, acabamento escurecido na dianteira na peça que interliga os faróis e o logotipo da Fiat com acabamento preto.
No interior, os bancos dianteiros terão bordados alusivos aos 50 anos da marca em um tom de verde. Além disso, haverá uma plaqueta numerada posicionada no painel, do lado do passageiro para reforçar o caráter limitado da série.

Outro detalhe exclusivo será o tapete com a assinatura da Fiat acompanhada da inscrição Desde 1976, uma referência direta ao início das operações da fabricante italiana no Brasil.
Base será a versão Impetus
A Fiat escolheu justamente a configuração mais equipada da linha para servir de base ao Fastback 50 anos. Portanto, o modelo utilizará a versão Impetus e, por isso, já virá de fábrica com teto solar panorâmico, painel digital de 7 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, volante multifuncional, ar-condicionado digital automático e revestimento interno em couro.

Entre os itens de assistência à condução estão frenagem automática de emergência, alerta de saída involuntária de faixa, comutação automática dos faróis, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além de sensor de chuva.
Motor segue sem mudanças
Mecanicamente, não haverá novidades. A série especial utilizará o conhecido conjunto 1.0 turbo flex T200 semi-híbrido de 12V, na qual um pequeno motor elétrico substitui o alternador e o motor de partida tradicionais. O conjunto entrega 125/130 cv e 20,4 kgfm de torque, sempre ligado ao câmbio CVT que simula sete marchas.
E você, gostou do novo Fiat Fastback 50 anos? Deixe seu comentário!


