Destaque Mercado

Sete carros da Fiat ainda estão na linha 2021: vão sair de linha?

Lançamentos mais recentes da Fiat e principais modelos já estão na linha 2022, mas esses sete modelos ainda não passaram de ano
Fiat Argo HGT [divulgação]

Com a proximidade do final do ano, diversas montadoras já lançaram as linhas 2022 de seus carros. Fora modelos importados, que dependem de lotes trazidos para o Brasil, os modelos localmente produzidos costumam todos estar na linha 2022 nos últimos meses do ano. E quando isso não acontece é sinal de alerta, como o caso de sete carros da Fiat.

É sabido que em 2022 entrará em vigor o Proconve 7 que, entre algumas determinações, restringe o nível de emissão de poluentes em alguns carros. Por conta disso, o motor 1.3 do Pulse perdeu potência em relação ao Argo, o Renault Kwid ganhará motor de Sandero e o Volkswagen Fox saiu de linha.

Alguns carros já estão com destino fadado por conta da emissão de poluentes, como os que usam motor 1.8 E.Torq. O quatro cilindros aspirado é antigo e não consegue atender às emissões de poluentes exigidas no Brasil para carros fabricados a partir de 2022. Por isso, carros como Argo HGT e Trekking, Cronos HGT e Precision, além do Doblò e Doblò Cargo estão na corda bamba.

Fiat Cronos Precision [divulgação] Fiat Argo
Fiat Cronos Precision [divulgação]

Meio lá, meio cá

Consultada pelo Auto+, a Fiat diz que os modelos seguem em produção regular e que não há alterações no ciclo de vida deles. O que chama atenção é o caso de Argo e Cronos. Os compactos contam com linha 2022 em todas as versões com motor 1.3 e nas 1.0 no caso do Argo. Mas os modelos 1.8 ainda estão em 2021.

Rumores recentes apontam para a introdução da transmissão CVT do Pulse em Argo e Cronos para substituir as versões 1.8 automáticas. O motor 1.0 turbo, entretanto, fica para depois. Já o Cronos receberá versões 1.0 aspiradas para enterrar de vez o Grand Siena – como revelou o Auto+ no final de Agosto.

Fiat Grand Siena [divulgação]
Fiat Grand Siena [divulgação]
O Siena, vale ressaltar, é outro modelo da Fiat que não passou para a linha 2022. No portfólio que não passou de ano ainda temos os comerciais Doblò, Doblò Cargo e Fiorino. Os dois primeiros modelos já são bastante antigos e não devem ser renovados para o próximo ano, já que usam motor 1.8 e a Fiat dificilmente vai investir em um novo motor para eles.

Já o caso do Fiorino é mais tranquilo. A marca já testa a versão reestilizada do modelo, que receberá mudanças no motor 1.4 Fire além de adotar o 1.3 Firefly da Strada. Da picape compacta ainda virá parte do interior e inspiração para compor o visual. O para-choque deve ser o mesmo da última reestilização do Uno.

>>Fiat Pulse traz o que o Argo tem de melhor e além | Impressões

>>Flagra: Fiorino 2022 segue em testes e terá motor 1.3 da Strada

>>Fiat Pulse 1.3 é menos potente e mais gastão que o Argo 1.3

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar