Vendas e Preços

Ford desiste de fábrica e BYD está livre fazer carros no Brasil

Depois de muitas negociações, enfim a Ford comunicou que vai devolver a fábrica baiana ao estado, abrindo espaço para a BYD operar no local

BYD [divulgação]
Ford Ka - Planta de Camaçari [divulgação]

Após meses de negociações, a Ford anunciou oficialmente que chegou a um acordo com o governo da Bahia para reverter a unidade de Camaçari ao estado. A linha de montagem, que estava prestes a ser adquirida pela empresa chinesa BYD, será agora utilizada pelo governo baiano. 

O comunicado assinado entre as partes destaca que esse contrato segue a legislação estadual existente e representa um passo definitivo para o uso da planta de Camaçari, visando impulsionar o crescimento econômico e social da comunidade local.

Em agosto, a Ford já havia informado que devolveria a fábrica ao governo do Estado da Bahia. O acordo celebrado entre a montadora e o governo prevê a reversão da propriedade do complexo de Camaçari, com a Ford recebendo uma indenização pela devolução do terreno e estrutura cedidos através de um contrato de concessão. Embora a empresa não tenha se pronunciado sobre o valor da indenização, essa compensação é considerada uma forma de ressarcir os investimentos realizados na estrutura local.

Dolphin Plus
BYD Dolphin Plus [Divulgação]

Desde junho de 2022, surgiram rumores sobre o interesse de empresas chinesas na fábrica de Camaçari, após o encerramento das atividades da Ford no Brasil. Entre essas empresas, a BYD despontou como uma possível compradora. No entanto, em setembro, houve um adiamento no cronograma de início de produção da fábrica de carros elétricos em Camaçari por parte da BYD. Com o acordo firmado entre a Ford e o governo baiano, a montadora chinesa planeja iniciar suas operações no local somente em 2025.

O projeto da BYD para a fábrica de Camaçari contempla três unidades de produção: uma para carros elétricos e híbridos, outra para a montagem de baterias e uma dedicada à montagem de caminhões e ônibus elétricos. O objetivo é utilizar os prédios deixados pela Ford, mas com um layout modificado e instalações ampliadas. Estima-se que o investimento total seja de R$ 3 bilhões.

Dolphin Diamond
BYD Dolphin Diamond [Divulgação]

A previsão é que a pedra fundamental da fábrica seja lançada em outubro, com a presença do CEO global da BYD, Wang Chuanfu. Inicialmente, a produção terá uma meta de 150 mil unidades por ano, podendo chegar a 300 mil veículos quando estiver em pleno funcionamento. Os primeiros modelos a serem fabricados em Camaçari serão o elétrico BYD Dolphin e o SUV híbrido plug-in BYD Song Plus, lançado no final do ano passado.

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