Ao vivo
Home » Vendas e Preços » Volkswagen Saveiro vende mais que a Fiat Strada, mas só com uma condição

Vendas e Preços

Volkswagen Saveiro vende mais que a Fiat Strada, mas só com uma condição

Volkswagen comemora liderança da Saveiro Robust entre as versões de entrada

4 min de leitura

A Volkswagen encontrou um recorte em que a Saveiro consegue superar a Fiat Strada. Em agosto, a versão Robust vendeu mais que a Endurance, porém a vantagem aparece somente quando entram na conta as configurações mais básicas e voltadas ao trabalho.

Segundo a própria Volkswagen, em agosto, a Saveiro Robust emplacou 4.183 unidades e superou por apenas 200 carros a Fiat Strada Endurance, que registrou 3.983 exemplares. Portanto, quando entram na conta somente as versões mais básicas e voltadas ao trabalho, a Saveiro realmente venceu.

Saveiro ganha na versão de trabalho

Tanto a opção Robust quando a Endurance tem o mesmo papel dentro das suas respectivas gamas. As duas configurações são pensadas para o trabalho, com cabine simples, acabamento mais básico e forte presença em vendas diretas para empresas e produtores rurais.

Fiat Strada Endurance branco estática
Fiat Strada Endurance [Divulgação]

No caso da Saveiro, esse público representa boa parte de todo o volume do modelo. Das 5.295 unidades emplacadas em agosto, 4.183 eram Robust. Com isso, cerca de 79% das vendas da picape vieram da configuração voltada ao uso profissional. A questão aparece quando a comparação sai desse recorte.

Na Strada, a situação é bem diferente. A Endurance vendeu 3.983 unidades, mas isso representa 28,9% das 13.798 unidades registradas pela picape no mesmo período. 

VW Saveiro Robust [Auto+/Leo Alves]

Ou seja, enquanto a Volkswagen depende quase completamente da versão de trabalho, a Fiat consegue espalhar seu volume por toda a gama e ainda vende cerca de 2,6 vezes mais no total. Assim, em cada dez Saveiro vendidas, oito são a versão Robust. Todavia, vale lembrar que  a Saveiro tem uma gama mais enxuta, com quatro versões, enquanto a Strada se divide em sete configurações.

Quando entram todas as versões, a história muda bastante

Se a comparação sair apenas das configurações básicas e considerar a linha inteira, a vantagem da Fiat continua enorme. A Strada terminou agosto com 13.798 unidades emplacadas e permaneceu como o veículo mais vendido do Brasil. A Saveiro, por outro lado, fechou o mês com 5.295 unidades. 

Fiat Strada Volcano CVT vermelha estática
Fiat Strada Volcano CVT [Auto+/Luiz Forelli]

Mesmo sendo a terceira picape mais vendida do país, atrás também da Fiat Toro, seu volume corresponde a pouco mais de um terço do resultado da rival. Portanto,liderança da Volkswagen existe somente dentro dessa condição específica. 

Robust e Endurance tem receitas parecidas

Até nos preços as duas ficam próximas. A Saveiro Robust Cabine Simples parte atualmente de R$ 115.090, enquanto a Strada Endurance Cabine Plus custa R$ 116.990 antes de descontos específicos de venda direta. 

Volkswagen Saveiro Extreme [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Saveiro Extreme [Auto+ / João Brigato]

A Volkswagen aposta no conhecido 1.6 MSI aspirado de 106/116 cv e 15,4/16,1 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Já a Strada Endurance usa o 1.3 Firefly aspirado de 98/107 cv e 13,1/13,6 kgfm de torque com câmbio manual de cinco marchas. 

Entretanto, a grande vantagem da Fiat ocorre na capacidade de carga, já que a Strada leva até 720 kg na caçamba de 1.354 litros. Uma boa capacidade para uma picape compacta graças também ao eixo rígido com feixe de molas. Cenário esse desconhecida pela Saveiro que oferece somente 924 litros de caçamba e 664 kg de carga útil devido a construção mais simples com eixo de torção. 

Tukan terá mesma construção da Strada

Volkswagen Tukan Robust branca de frente
Volkswagen Tukan Robust [Auto+ / Luiz Forelli]

A Volkswagen Tukan que chega no primeiro semestre de 2027 vem para ocupar o lugar da Saveiro mas com a proposta mais moderna e principalmente como argumento a capacidade de carga, já que usará a mesma construção com eixo rígido e feixe de molas preparado para o uso mais pesado do que a Saveiro. A nova picape usa a plataforma MQB, terá cabine simples e dupla. 

E você, acha que a Tukan conseguirá diminuir a diferença para a Fiat Strada? Deixe seu comentário! 

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero, sempre fascinado por carros. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar