Curiosidades Novidades

Volkswagen Fusca feito pela Porsche é restaurado

Chamado de VW 39, modelo é o único remanescente da Primeira Guerra
VW 39 (divulgação)

Existe uma única versão do Volkswagen Fusca que de fato foi feita pela Porsche.

Apelidado de VW 39, o projeto foi tocado por Ferdinand Porsche e seu filho Ferry, que desenvolveram a primeira versão do popular mais famoso da Volkswagen. A ideia original era construir ao menos 50 exemplares desse Porsche com carroceria de Fusca.

VW 39 (divulgação)

O motor tinha 1 litro e gerava 39 cavalos, o que era mais do que suficiente para a época – e para movimentar os 695 kg do modelo. No entanto, a Primeira Guerra Mundial acabou por atrasar os planos de Ferdinand e assim eles só conseguiram construir 14 unidades – cada um com um motor diferente do outro.

VW 39 (divulgação)

Dos 14 construídos, apenas um exemplar foi encontrado em um estado bastante deplorável, mas que foi resgatado por Thomas König e Oliver Schmidt, fundadores do Hamburg Prototype Museum. A peça única da história da Porsche passou por uma restauração completa que durou mais de três anos.

VW 39 (divulgação)

O carro retornou à sua condição original, mas com muitos dos componentes tendo que ser especialmente fabricados à mão. Agora o sobrevivente VW 39 está ostentando seu excelente acabamento na cor Nitro Black, assim como no primeiro dia em que ele saiu dos portões de Zuffenhausen, na Alemanha.

Veja mais:

>> Volkswagen Passat chega a marca de 30 milhões de unidades produzidas

>> Segunda geração do Porsche Macan terá versão elétrica

>> Volkswagen Jetta atinge nota máxima em teste da NHTSA

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Instagram

Jocar