Ao vivo
Home » Curiosidades » Rebranding da Jaguar foi genial, mesmo com muitos odiando

Curiosidades

Rebranding da Jaguar foi genial, mesmo com muitos odiando

Há quanto tempo você não via as pessoas falando tanto de uma marca? Por mais que o rebranding da Jaguar tenha sido polêmico, surtiu efeito

4 min de leitura

Atuando como fabricante de carros desde 1935, a Jaguar viveu somente três momentos de extrema atenção da mídia e do público. Quando o E-Type foi lançado em 1961 e foi considerado o carro mais bonito da história. Em 1992, quando o XJ220 se tornou o carro mais rápido do mundo, mas decepcionou muita gente por não ter motor V12. E agora 2m 2024 com o rebranding da Jaguar. 

Por muito tempo, a Jaguar era uma marca de nicho. Só que, depois que foi vendida pela Ford para a Tata em 2008, os rumos da britânica mudaram. Ela passou a ser uma concorrente direta de Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volvo, atacando em segmentos de alto volume com sedãs e SUVs

Só que isso não obteve o resultado esperado pela Tata e a Jaguar deixou de ser rentável há tempos. Era preciso fazer alguma coisa para movimentar a marca e, desde que o rebranding foi anunciado, as buscas no Google quintuplicaram, a quantidade de matérias cresceu vertiginosamente e, no final do dia, todo mundo fala da Jaguar.

Jaguar Type 00 azul que parece um ar-condicionado de frente
Jaguar Type 00 [divulgação]

Futuro da Jaguar começou com o rebranding

A Jaguar decidiu que deixará de brigar com Audi, BMW e Mercedes-Benz para focar em Bentley e Rolls-Royce, só que com um claro olhar para a China. Por lá, os ricos são jovens, em geral na faixa dos 30 anos. É um tipo de público que não se encanta tanto pela caretice de Rolls-Royce e Bentley, preferindo algo mais moderno, ostensivo e, preferencialmente, elétrico.

É por esse caminho que a britânica vai trilhar. Por mais que o conceito Type 00, a materialização do rebranding da Jaguar, tenha causado polêmica, é impossível ficar indiferente frente a ele. O carro é enorme, com capô gigantesco, tem visual futurista e extremamente refinado.

interior do Jaguar Type 00
Jaguar Type 00 [divulgação]

Ainda que tenha itens estranhos, como a traseira de ar-condicionado de shopping, ou a frente praticamente vazia, seu formato geral diz mais do que os detalhes. Ele parece um carro de luxo de desenhos dos anos 1980, exalando luxo e sofisticação por cada vinco, ao contrário dos atuais modelos da marca.

Existe um legado

Outro ponto muito discutido sobre o rebranding da Jaguar é a questão do visual do carro não lembrar nada os modelos antigos. É aí o maior engano. Veja nessa imagem abaixo como Type 00 ao lado de um E-Type. A proporção é igual, com capô muito longo, linhas curvilíneas e traseira bem redonda. 

Até mesmo as aberturas de ar estilo ar-condicionado tem uma origem: os respiros do capô do E-Type. Na lateral, o desenho dos dois modelos também segue a mesma lógica e estilo básico. Claro que modernizado para parecer algo de 2050, não de 1961 ou de 2024.

Particularmente não me agrada em nada o visual desse Jaguar, mas há uma lógica gigantesca em tudo que a marca fez. Ele parece muito mais luxuoso do que tudo que foi feito até agora. É um carro de mais presença e voltado a um tipo de comprador jovem muito endinheirado e que não tem opções que vão de encontro com a sua pegada.

A propaganda já dizia

As cores rosa e azul mostradas no conceito, junto com todos os vídeos e teasers que a Jaguar mostrou, fazem sentido ao analisar o carro sem o olhar de raiva que os puristas tiveram. O teaser mostra uma imagem fashion, pessoas de diversas etnias, cores e formatos, mas sempre jovens.

porta-malas lateral do Jaguar Type 00
Jaguar Type 00 [divulgação]

Até mesmo o fato de que o site da Jaguar agora parece de uma loja de cosméticos como a Sephora, ao invés de uma fabricante de carros, faz sentido para esse direcionamento que a britânica fez em seu rebranding. E essa revolução tem ligação total com buscar outro público. Afinal, o que comprava Jaguar, hoje leva BMW.

Você acha que o rebranding da Jaguar vai salvar a marca da falência? Conte nos comentários.


YouTube video
Assuntos

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar