Parcerias entre montadoras é comum e diversos componentes são compartilhados. Mas, você sabia que os Lamborghini Revuelto e Temerario usam um motor elétrico de uma empresa da Mercedes-Benz? O que acontece é que a marca alemã é dona de uma marca que desenvolveu os propulsores elétricos. E estes equipam os superesportivos italianos, tornando-os potentes e eletrificados.
Leia mais:
- Omoda 5 passa a ser vendido como Chery Tiggo 5X na China
- Novo Mercedes GLE terá estrelas nos faróis e visual gera polêmica
Quem desenvolveu o motor elétrico foi a Yasa. A Mercedes-Benz é dona desta empresa desde 2021. Surpreendentemente, esses motores eletrificados foram projetados há um tempo e até hoje não equipam os esportivos da Mercedes-AMG. O sistema usa de fluxo axial, é conhecido por ser mais leve e menor do que um motor elétrico convencional.
Aliás, ele tem o dobro de torque também. Mas, essa é a única ligação que existe entre os Lamborghini Revuelto e Temerário com a Mercedes-Benz. Isso porque os motores a combustão que equipam os esportivos são produzidos pela própria montadora italiana. Porém, outros esportivos famosos também já usaram os motores da Yasa.
Koenigsegg abriu as portas
No Revuelto e Temerário, este motor elétrico pesa cerca de 17 kg. Sua potência é de 148 cv e 30,5 kgfm de torque. Ele tem ainda cerca de 6 cm de espessura e 29 cm de diâmetro. Além disso, é refrigerado a óleo e chega até 10 mil RPM. Porém, o Temerario tem mais um motor da Yasa montado na parte de trás. O Revuelto também tem um terceiro propulsor.
Contudo, ele é fornecido pela empresa Mahle. Entretanto, os esportivos da Lamborghini não são os primeiros carros que não são da Mercedes-Benz a usarem os motores da Yasa. O primeiro de todos a ter esta novidade foi o Koenigsegg Regera, revelado em 2016. Aliás, até o conceito C-X75 da Jaguar tinha propulsores Yasa, quando foi mostrado em 2010.
No entanto, os modelos da Mercedes-Benz deverão receber em breve esses motores eletrificados.
Você já imaginou um Lamborghini com um motor que podia estar em um Mercedes-Benz? Conte nos comentários
- Omoda 5 passa a ser vendido como Chery Tiggo 5X na China
- Novo Mercedes GLE terá estrelas nos faróis e visual gera polêmica
- Hyundai HB20 sofre aumento de R$ 800 e parte de R$ 90 mil
- Elétrico Kia EV4 poderá concorrer com o BYD Dolphin?