Curiosidades Novidades

Dacia apresenta Duster movido a gasolina e gás de cozinha

SUV pode percorrer até 1.000 km sem reabastecer
Dacia Duster TCe 100 Eco-G (divulgação)

A Dacia (braço romeno da Renault) apresentou na Europa o Duster TCe 100 Eco-G, que pode rodar tanto com gasolina, quanto com gás de cozinha – o conhecido GLP.

Segundo a marca romena, com os dois tanques cheios o Duster pode rodar até 1 mil km antes de precisar reabastecer.

Dacia Duster TCe 100 Eco-G (divulgação)

O motor a combustão no caso é o 1.0 TCe turbo de 3 cilindros, que entrega 100 cv e que, quando roda com gás, seu torque sobe em 1 kgfm – chegando a 17,3 kgfm. Além disso, o motor emite menos dióxido de carbono – a Renault comenta que é até 10% a menos do que a versão somente a gasolina.

Dacia Duster TCe 100 Eco-G (divulgação)

E no quesito economia, a Dacia afirma que o custo do uso do gás GLP é cerca de 30% menor quando comparado a gasolina, e 3% menor se comparado ao diesel. O SUV utiliza dois tanques de combustível (igual aos carros convertidos a gás natural GNV), e quando o tanque de gás estiver vazio, o sistema muda automaticamente para o tanque de gasolina.

Dacia Duster TCe 100 Eco-G (divulgação)

O tanque de gás GLP é feito de aço reforçado e fica instalado no compartimento do estepe, abaixo do assoalho, sem interferir no espaço para bagagens no porta-malas – o que geralmente acontece quando se converte um carro a gasolina para rodar com gás natural por aqui. O sistema ainda conta com válvulas de segurança, limitadores de fluxo de gás, entre outros recursos por razões de segurança.

Dacia Duster TCe 100 Eco-G (divulgação)

O SUV chega a França primeiramente por 12.490 euros – o equivalente a R$ 55.850 reais em uma conversão direta – e posteriormente deve chegar a outros mercados europeus. E o mais interessante: essa versão custa o mesmo que a movida a gasolina.

Veja mais:

>> Renault Duster ganha série especial GoPro

>> Pé na estrada: Duster Oroch

>> Dacia lança Duster furgão no mercado europeu

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva