Destaque

Quais foram os carros lançados no Brasil em 2023?

Movimentado e cheio de lançamentos o ano de 2023 teve desde uma revolução dos carros elétricos até uma chuva de picapes

Carros lançados em 2023 [montagem: Auto+]
Carros lançados em 2023 [montagem: Auto+]

O ano de 2023 está acabamento e, por mais que muitas montadoras tenham corrido e lançado carros em dezembro, não há mais tempo e apresentar novidades. Por isso, aqui no Auto+ reunimos todos os lançamentos de 2023 de todas as marcas que atuam no nosso mercado. 

Confira agora a lista com todos os carros lançados em 2023 no Brasil.

Aston Martin 

Aston Martin DBX 707 [divulgação]
Aston Martin DBX 707 [Divulgação]

Com coração idêntico ao dos carros da divisão AMG da Mercedes-Benz, o Aston Martin DBX 707 é o SUV mais rápido à venda no Brasil. A marca ainda tem operação pequena por aqui, mas já tem conquistado espaço com seu SUV grande.

Audi

Investindo forte nos carros elétricos, a Audi renovou o e-tron, que agora passa a ser chamado de Q8 e-tron. Na mesma linha, a marca passou a importar a versão de entrada do e-tron GT. Já o RS5 foi renovado com a versão Competition Plus.

BMW

Dentre as marcas premium, a BMW foi a que mais lançou carros em 2023. A marca teve desde os superluxuosos i7 e X7, passando pelos compactos X1, iX1 e M2, além do intermediário i4. Curiosamente, dos seis lançamentos da BMW no Brasil, metade foi feita por carros elétricos.

BYD 

Dentre todas as marcas que fizeram lançamentos no Brasil em 2023, a BYD talvez tenha sido a mais impactante. Começa com o Dolphin, que redefiniu o segmento de elétricos compactos. Depois, pelo Seal, que mostrou que ainda há espaço para os sedãs. Mas, quase ao final do ano, o Dolphin ganhou a surpreendente versão Plus.

Chevrolet

Em 2023, a Chevrolet reforçou sua linha de carros nacionais e trouxe dois novos importados. Tracker e S10 ganharam versão Midnight, enquanto Montana e (de novo) o Tracker trouxeram a opção RS para o mercado. Entre os inéditos, o Bolt EUV, que chegou aqui depois de sair de linha nos EUA, contrastando com a Silverado, que mal foi renovada lá fora e já veio para o Brasil.

Citroën

Por quase um ano, o Citroën C4 Cactus era o único modelo de passeio entre os carros vendidos pela Citroën por aqui. Para compensar, a marca deu a ele uma pequena renovação com novos detalhes internos e externos. Já o C3 Aircross estreia como único SUV compacto de 7 lugares à venda no Brasil.

Ferrari

Ferrari Purosangue [divulgação]
Ferrari Purosangue [divulgação]

Para uma marca que jurou que nunca faria um SUV, a Ferrari quebrou sua promessa. Com visual ousado e performance digna de um esportivo de verdade, o Purosangue pretende elevar as vendas da marca no mundo, mas especialmente por aqui.

Fiat

Sem lançar um carro totalmente inédito em 2023, a Fiat aproveitou o ano para reforçar a casa. Deu ao Fastback o veneno do escorpião, trouxe motor turbo para a Strada, renovou a Ducato e unificou a grade da Toro entre todas as versões.

Ford

Com a promessa de lançar dez carros em 2023, a Ford esqueceu só de um modelo. Ainda assim, a agenda da marca norte-americana foi bem lotada e apostando forte em modelos muito legais. A Ranger levou todas as premiações que participou e só solidificou isso com a Raptor. Mustang virou SUV elétrico com o Mach-E, enquanto o Territory finalmente se tornou um carro decente. Por fim, a marca trouxe a Maverick híbrida, entrou na briga das caminhonetes grandes com a F-150 e trouxe duas variantes de nicho da Transit (automática e elétrica).

GWM 

Junto da BYD, a GWM foi outra marca que, com seus carros, despertou a ira das marcas nacionais. O Haval H6 vendeu muito mais do que a marca estava esperando. Um contraste com o Ora 03 que, apesar de competente, não despertou metade da atenção que o BYD Dolhpin conseguiu.

Honda

Se em 2022, a Honda renovou sua linha de carros importados, ela deixou para este ano a mudança dos importados. O Civic veio como sedã hibrido e como hatch endiabrado. Já o Accord voltou renovado e eletrificado. Por fim, o Toyota Corolla Cross finalmente tem um concorrente, já que o ZR-V veio ao nosso país.

Hyundai

No Brasil temos duas Hyundai. A controlada pela matriz, que passou a fabricar novas versões do HB20 e do Creta. Do outro lado, a CAOA, que importa carros da Hyundai e produz localmente o Tucson, que saiu de linha em 2018 fora do país. Os importados Kona Elétrico, Kona Hybrid e Ioniq, lançamentos por aqui,  saíram de linha em 2023 fora do Brasil.

Jeep

Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]
Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]

Depois de meses quieta, a Jeep lançou o Grand Cherokee no Brasil. O grande ícone dos anos 1990 voltou em versão híbrida e totalmente renovado para encarar modelos de marcas de luxo.

Land Rover

Reforçando seu lado eletrificado, a Land Rover trouxe ao Brasil os novos Defender e Velar híbridos. Mas o ano também foi palco do lançamento do enorme Defender 130, o único SUV à venda no Brasil com oito lugares. A marca também trouxe o novo Range Rover Sport.

Nissan

Enquanto a maioria das marcas aposta em SUVs, a Nissan teve em 2023 o ano de renovação dos seus sedãs. O Versa ganhou uma nova dianteira e mudanças internas. Já o Sentra voltou ao mercado totalmente renovado depois de um tempo ausente.

Mercedes-Benz

Apesar de ter empatado com a BMW com seis lançamentos, as estreias da Mercedes-Benz foram mais tímidas. A marca reestilizou os SUVs GLA e GLB, além do hatch Classe A e do cupê de quatro portas CLA. Mas também trouxe os inéditos SUVs elétricos EQE SUV e EQS SUV.

Peugeot

Peugeot 208 Style Turbo [Auto+ / João Brigato]
Peugeot 208 Style Turbo [Auto+ / João Brigato]

Sempre elogiado por sua dinâmica, visual e interior sofisticado, o Peugeot 208 só carecia de um motor melhor. E foi o que aconteceu em 2023 com a chegada do 1.0 três cilindros turbo vindo do Pulse e do Fastback.

Porsche

Os dois lançamentos da Porsche em 2023 não poderiam ser mais opostos. De um lado tivemos a renovação do SUV grande Cayenne. Do outro, o 911 em sua radical e insana versão GT3 RS.

Ram

Deixando de ser uma importadora para se tornar uma marca com fabricação nacional, a Ram lançou a Rampage no Brasil e já mostrou que a caminhonete veio para fazer estrago. Já no segmento de grandes, a 1500 ganhou o reforço da versão Limited.

Renault

Ainda que não tenha sido oficialmente lançado, o Renault Kardian entra na lista de 2023 por ter sido revelado neste ano. Substituto de Sandero, Logan e Stepway, o SUV compacto vem para brigar com o Fiat Pulse. Já o Megane E-Tech marca o retorno de um nome importante para o Brasil, mas agora representando um SUV elétrico.

Seres

Com atuação muito mais tímida que BYD e GWM, a Seres desembarcou no Brasil em 2023 com três modelos. O 3 é seu SUV de entrada, vendido em versão totalmente elétrica. Já o 5 é um elétrico com autonomia estendida, já que conta com motor a combustão. Por fim, o M7 chegou recentemente e tem estilo bem elegante.

Toyota

Para a Toyota, 2023 foi o ano de seus ícones. Esquecendo do Yaris, a marca renovou o Corolla e trouxe a versão GR com pegada verdadeiramente esportiva. Já o SW4 teve sua frente unificada entre todas as versões. Por fim, a Hilux ganhou duas versões alargadas, mas de propostas opostas: A SRX Plus e a GR-Sport.

Volkswagen

Competindo com a Ford para ser a marca com a maior quantidade de lançamentos em 2023, a Volkswagen jogou por todos os lados. Ela expandiu a linha Polo com o Track e com o GTS. Renovou Virtus, Tiguan e Saveiro. Por fim, passou a importar os elétricos ID.4 e ID.Buzz, vulgo Kombi elétrica. Uma pena que os modelos ID são apenas alugados, não vendidos.

Volvo

Comprometida em manter seus carros elétricos no Brasil, mesmo com aumento de impostos, a Volvo trouxe novidades nos modelos de entrada. O XC40 e o C40 ganharam uma nova versão de entrada com motor elétrico traseiro. Já o EX30 começou sua pré-venda, mas chega oficialmente só ano que vem.

De todos esses carros, para você, qual foi o lançamento mais importante? Conte nos comentários.

>>Omoda e Jaecoo podem trazer carros iguais aos da CAOA Chery

>>5 carros com nomes genuinamente brasileiros

>>Os 12 carros elétricos mais vendidos no Brasil em novembro