Enquanto aqui no Brasil o posto de Renault mais caro e sofisticado fica com o Koleos de R$ 289.990, lá na Europa a marca francesa vai além. Por lá, ela oferece o Rafale, um SUV cupê voltado a brigar diretamente com carros de luxo e que agora recebe a série especial Hypnotic por salgados 63.550 euros, cerca de R$ 370 mil.
Mas você pode estar se perguntando: o que isso tem a ver com o Brasil? É que esse modelo influenciará diretamente três carros da Renault no futuro. Tudo começa pela motorização. O Rafale conta com sistema E-Tech 4×4, que também chegará ao Brasil na Niagara e no Boreal no ano que vem, mas com modificações.
Na Europa, o Rafale usa motor 1.2 três cilindros turbo combinado a um trio de motores elétricos: um na dianteira e mais dois na traseira. Ao todo, são 300 cv. Aqui no Brasil, a Renault combinará esse sistema a um motor 1.3 quatro cilindros turbo flex, e existe a possibilidade de a marca usar apenas dois motores elétricos, em vez de três. Ainda assim, a potência pode chegar aos 300 cv.
![Renault Rafale [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2026/09/Renault-Rafale-hypnotic-Limited-Edition-5-2048x1152-1-1320x743.webp)
Rafale antecipa tecnologia e visual
Algo que o Rafale tem e que os modelos brasileiros dificilmente terão é o sistema 4Control Advanced. Desenvolvido pela Alpine, ele esterça as quatro rodas e monitora ativamente a suspensão por meio de câmeras, que ajustam automaticamente o conjunto conforme as condições do piso.
Além da mecânica, o Renault Rafale servirá de inspiração para o visual do primeiro SUV cupê brasileiro da marca francesa. Ele terá base do Geely EX5 e será fabricado em São José dos Pinhais. Segundo o Autos Segredos, esse carro se chamará Arkana, mas não terá relação com o atual modelo de mesmo nome vendido na Europa.
![Renault Rafale [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2026/09/Renault-Rafale-hypnotic-Limited-Edition-8-2048x1152-1-1320x743.webp)
Esteticamente, ele beberá da mesma fonte do Rafale, que impressiona pelo estilo elegante e ousado. Ainda que a dianteira seja um tanto quanto Peugeot, o SUV traz grade frontal com elementos 3D e prolongamento de LED no para-choque. A traseira tem dois aerofólios bem marcantes e lanternas com desenho parecido com as do Boreal.
Na edição especial Hypnotic, o Renault Rafale traz pintura verde Forest Black fosca, detalhes escurecidos por toda a carroceria e rodas de liga-leve de 21 polegadas. A cabine combina couro e Alcântara em preto, mas recebe costuras nas cores da bandeira da França.
![Renault Rafale [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2026/09/Renault-Rafale-hypnotic-Limited-Edition-14-2048x1152-1-1320x743.webp)
Você teria um Renault Rafale se fosse vendido no Brasil? Conte nos comentários.
![Renault Rafale [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2026/09/Renault-Rafale-hypnotic-Limited-Edition-1-copy-2048x1152-1-1320x743.webp)
