Destaque

Kia pode estar desenvolvendo picape rival da Fiat Toro para o Brasil

Planos para uma picape “estratégica para mercados emergentes” pode colocar a mira da Kia na Fiat Toro e da Ford Maverick de um jeito diferente

picape kia
Kia EV9 Concept [divulgação]

É fato que o mercado de picapes está explodindo nos últimos tempos, em especial o segmento inaugurado pela Fiat Toro e pela Renault Oroch. Prova disso é que a Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz existem somente por causa da dupla brasileira. Contudo, a próxima que pode entrar nessa disputa é a Kia, mas de maneira diferente.

A Kia revelou em seu “Plano S” de expansão global uma estratégia para lançar 14 carros elétricos até 2027. Entre eles, estão duas picapes. A primeira será um modelo descrito pela marca como “dedicado”, potencialmente do segmento grande para rivalizar com Chevrolet Silverado EV, Ford F-150 Lightning, RAM 1500 BEV e Tesla Cybertruck.

Já a segunda picape é descrita como “estratégica para mercados emergentes”. Ou seja, um modelo de menor porte, provavelmente monobloco e pensado para países de baixo custo, como o Brasil. Isso entra em concordância com uma possível derivada da Hyundai Santa Cruz e, consequentemente, rival de Fiat Toro e Ford Maverick.

Kia EV6 [divulgação]
Além dessa picape elétrica, a Kia já confirmou que terá um modelo de entrada compacto destinado ao mercado de alto volume. Outra adição será o sedã elétrico EV7 ou EV8, com porte de Ford Fusion. Haverá ainda o SUV grande elétrico EV9, já revelado em forma de conceito.

Um dos modelos mais interessantes que a Kia anunciou é o Niro Plus. O modelo será lançado em 2025 e será totalmente autônomo. É destinado a serviços de entrega, taxis e poderá ter sua carroceria modificada de acordo com a usabilidade necessária. O lançamento será em 2025.

Kia Niro 2023 [divulgçaão]
Kia Niro 2023 [divulgçaão]
Com esse plano, a Kia planeja investir 28 trilhões de wons, equivalente a R$ 116 bilhões nos próximos cinco anos. Até 2030, a marca espera vender 4 milhões de carros, sendo 52% desse montante total representado apenas por modelos elétricos. Para isso, 80% das vendas de carros elétricos da Kia no mundo virão da Coreia, América do Norte, Europa e China.

>>Ford Ranger 2023 perde equipamentos, mas terá versão FX4 da Maverick

>>Maverick vs. Toro vs. Ranger: qual picape vale mais o preço?

>>Fiat Toro Ultra incomoda picapes médias com outro estilo | Avaliação