O Kia Stonic 2025 chega ainda mais equipado e com o mesmo preço de quando foi lançado em 2022, por R$ 149.990. Mas ainda assim é mais caro que seu concorrente Fiat Pulse nas novas versões híbridas (Audace Hybrid – R$ 125.990 e Impetus Hybrid – R$ 140.990). A principal novidade do Stonic 2025 é o pacote ADAS com quatro assistentes de direção.
- 5 conceitos radicais que não chegaram às ruas
- Nota de Pulse e Kardian no Latin NCAP é muito discrepante
ADAS – Advanced Driver Assistance System significa Sistema Avançado de Assistência ao Motorista em tradução livre para o português. Ele pode ser composto por vários sistemas, a Kia escolheu quatro para equipar a linha 2025: assistentes de centralização na faixa de rodagem (LFA), de permanência na faixa de rodagem (LKA), de prevenção de colisão frontal com frenagem de emergência (FCA) e sistema de detecção do limite de velocidade (ISLA).
Outra novidade do Kia Stonic 2025 é o painel de instrumentos totalmente digital com display central de LCD de 4,3 polegadas. Além dos novos itens, o SUV da Kia oferece multimídia de 8″ compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, carregador por indução, ar-condicionado digital automático, botão start/stop, três modos de condução, piloto automático, seis airbags, sensor de estacionamento traseiro, entre outros.
Sistema MHEV
Quando o Stonic foi lançado o seu sistema MHEV foi um dos pontos que mais chamou atenção, já que esse tipo de sistema híbrido ainda era uma novidade no nosso mercado. Este ano outros modelos foram lançados com a mesma tecnologia como os irmãos Fiat Pulse e Fastback que prometem popularizar os MHEVs.
E não acaba por aí, ainda teremos uma enxurrada de lançamentos de carros MHEV em 2025 no Brasil, como o Peugeot 208 e 2008 híbridos. Sendo assim, esse não será mais um diferencial do Stonic. Por isso a Kia procurou outras formas de manter o seu SUV interessante para o público, como por exemplo, manter o mesmo preço de três anos atrás.
Desempenho e autonomia do Kia Stonic 2025
O motor do Kia Stonic 2025 é o mesmo dos primos Hyundai HB20 e Creta. Estamos falando do motor 1.0 Turbo com Injeção Direta (T-GDI) de 120 cv de potência e 20,4 kgfm de toque. Só que no SUV da Kia ele é compatível apenas com gasolina. Além disso, é combinado a uma bateria de 48V, que inclusive tem cinco anos de garantia pela Kia, assim como o veículo.
Sobre o consumo, de acordo com o Inmetro, ele faz 13,7 km/litro na cidade e 13,8 km/litro na estrada. Mas durante a avaliação do Kia Stonic realizada pelo Auto+ ele marcou 15,8 km/l na cidade e incríveis 17,4 km/l na estrada. Seja o dado oficial ou o consumo marcado pela nossa redação, são bem mais interessantes que os do Fiat Pulse e Fastback Hybrid.
O que você achou das novidades do Kia Stonic 2025? Conte para nós nos comentários.
- 5 conceitos radicais que não chegaram às ruas
- Nota de Pulse e Kardian no Latin NCAP é muito discrepante
- JAC Hunter vai abalar o mercado de caminhonetes? | Impressões
- Prazo de entrega: Citroën Basalt pode chegar só no carnaval
- Hyundai HB20S sofre aumento de R$ 800 e passa de R$ 130 mil