Duster 2024 brasileiro está até aliviado

Renault Duster não terá nova geração tão cedo no Brasil

Ricardo Gondo, presidente da Renault no Brasil afirmou que o Duster brasileiro atual não terá uma nova geração. Mas, vem coisa nova por aí

Duster 2024
Renault Duster [Divulgação]

O Renault Duster ganhou grandes novidades na linha 2024 para o mercado brasileiro. Além do visual retocado, mais itens de série foram incorporados. Contudo, lá fora ele se encontra em sua terceira geração, coisa que o Brasil ainda não viu e nem verá tão cedo. Calma, a Renault tem outros planos em mente e que vão beneficiar os brasileiros.

Em entrevista com a equipe do Podcast CBN Autoesporte, o presidente da marca francesa no país, Ricardo Gondo, foi quem afirmou a notícia. Para ele, as novidades da linha 2024 do Duster deve proporcionar uma vida mais longa para a segunda geração do SUV compacto. Ele afirmou que o motor 1.3 turbo e as mudanças visuais o ajudaram a crescer nas vendas. Por isso, ele espera que o modelo continue competitivo no acirrado segmento.

Segundo apuração do portal Autoesporte, as novidades aplicadas ao Renault Duster 2024, devem deixá-lo atraente até a linha 2028. Contudo, a terceira geração do modelo e que já está à venda na Europa não virá de fato para o Brasil. Por aqui, a montadora usará a plataforma dele, que é a CMF-B, a mesma do Kardian, para equipar o futuro SUV médio cupê, o qual terá produção por aqui.

Dacia Duster [divulgação]
Dacia Duster [divulgação]

Novo SUV chegará logo mais

O futuro modelo cupê da fabricante está previsto para dar às caras em meados de 2025. Internamente, ele possui o codinome de D1312. Sua plataforma, carroceria e cabine devem vir do atual Duster de terceira geração. Só que, como é um modelo inédito, terá também suas particularidades. Teto, colunas, longarinas e portas serão os mesmos entre os SUVs.

Todavia, o novo rival do Jeep Compass terá uma dianteira com balanço inspirado na caminhonete Niagara. Aliás, o irmão cupê do Duster terá faróis, para-lamas, grade e mais detalhes próprios. No quesito medidas, o futuro SUV terá mais de 4,40 m de comprimento, sendo maior do que o Renault Duster de terceira geração. A largura ficará entre 1,80 m e 1,85 m. A altura será mais do que 1,65 m. O porta-malas deve ser mais do que os 475 litros.

Dacia Duster [divulgação]
Dacia Duster [divulgação]

Seu entre-eixos será menor do que o Duster atual, com redução de 1,6 cm, ficando com 2,66 m. Uma de suas novidades é que ele pode vir equipado com o conjunto híbrido convencional do Duster vendido na Turquia. Lá, ele utiliza o motor 1.6 aspirado SCe e recursos da família elétrica e-Tech. O motor a combustão opera com o ciclo Atkinson, o que encurta a compressão e diminui o tempo de expansão da câmara. A potência sai de 118 cv e 16,2 kgfm de torque para 91 cv e 14,7 kgfm.

O propulsor é aliado de um motor elétrico de 69 cv e 20,9 kgfm. Juntos, rendem 143 cv na gasolina. As baterias de íons de lítio possuem 1,2 kWh de capacidade. A ideia é que o SUV cupê derivado do Renault Duster tenha um visual parecido com o do Kardian e venha para atrapalhar a vida do Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e companhia.

Duster [divulgação]

Como será que vai ser o novo SUV da Renault? Gosta do Duster brasileiro atual ou prefere o internacional? Conte nos comentários


>> C3 2024 ganha conjunto híbrido-leve e motor turbo

>> Commander, Compass e Renegade usados terão mais garantia

>> 5 carros que prometeram muito e entregaram pouco