Destinado ao mercado da África e Oriente Médio, a Renault revela o Kardian com motor turbo diesel. Ele será fabricado em uma instalação da fabricante localizada no Marrocos ao lado de modelos da Dacia como o Sandero e o Logan. Ele tem diferenças em relação ao modelo brasileiro, principalmente na motorização e transmissão.
Leia mais:
- Carro zero está caro? Só que os maiores culpados não são os fabricantes
- O design ficou mais pobre. Entenda o porquê
Em primeiro lugar, o Kardian marroquino não possui tantas diferenças estruturais em relação ao brasileiro. Ele é montado a partir da plataforma RGMP. Tem 4,11 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,54 m de altura e entre-eixos de 2,60 m. Todavia, no quesito visual há diferenças. Para o Marrocos, o SUV compacto francês tem rodas com desenhos próprios.
Além disso, a paleta de cores possui tons diferentes, como por exemplo o azul desta unidade em destaque. No interior, o Renault Kardian turbo diesel e as demais opções são mais diferentes se comparadas com o modelo vendido no Brasil. Por lá, o console central não é elevado, o centro do volante é exclusivo e a alavanca do câmbio não é do tipo Joystick.
Brasil conhecerá o Kardian a diesel?
Ainda nesse sentido, a lista de itens de série do Kardian marroquino é diferente do brasileiro. A versão mais barata tem dois airbags, painel de instrumentos analógico, ar-condicionado manual e mais itens. Mas, já conta com central multimídia. Por sua vez, o Kardian topo de linha tem alerta de ponto cego, airbags laterais e ar-condicionado automático.
Porém, é a motorização a parte mais diferente do Renault Kardian turbo diesel. No Marrocos, ele pode ter o propulsor 1.5 turbo diesel dCi de 102 cv e 22,4 kgfm de torque. Todavia, esta versão só tem câmbio manual de cinco marchas. Ambos itens não constam na variante brasileira. Além disso, ele pode ter o motor 1.0 TCe turbo a gasolina.
Entretanto, ele é diferente do brasileiro. Lá, ele tem 100 cv e 16,3 kgfm. Sua transmissão também é diferente, já que é automática do tipo CVT e tem uma manopla e não o sistema joystick como o brasileiro. Fora que aqui ele tem câmbio automatizado.
Por fim, não é certo que os brasileiros conheçam o Kardian turbo diesel. O que acontece é que carros de passeio vendidos no Brasil não podem contar com este formato de motor. Por aqui, ele segue com o propulsor 1.0 TCe turbo flex de 125 cv e 22,4 kgfm.
Imagina andar em um Renault Kardian turbo diesel? Conte nos comentários
- Fiat Pulse e Fastback semi-híbridos sofrem aumento de R$ 4 mil
- Chery revela novos SUVs off-road e um deles tem 1.572 cavalos
- Guia de usados: Honda HR-V é bom e bonito, só não é barato
- Primeira perua híbrida plug-in da BYD é flagrada em testes