Desde toda a briga envolvendo Renault, Nissan e o ex-CEO da Aliança, o brasileiro Carlos Ghosn, a marca japonesa nunca mais conseguiu voltar aos trilhos como antes. Crises financeiras, problemas em alguns países e agora executivos alertam que a Nissan vai falir em um ano.
- 5 conceitos radicais que não chegaram às ruas
- Nota de Pulse e Kardian no Latin NCAP é muito discrepante
Segundo reportagem do jornal Financial Times, dois executivos de cargos altos dentro da Nissan confirmaram que a marca japonesa está procurando por um novo investidor. Isso se dá ao fato de que a Renault está abrindo mão da parcela que tem na marca japonesa.
A fabricante do Kardian começou a vender as ações pertencentes à marca do Kicks, descendo de 46% para 40% rapidamente. A tendência, entretanto, é baixar ainda mais a participação dentro da Nissan, até não ter mais nada da marca japonesa.
Ao mesmo tempo, temos a Honda finalizando um acordo com a Nissan para produção de carros elétricos. Carlos Ghosn, ex-CEO da Nissan, havia alertado que a fabricante a qual ele já comandou poderia ser engolida pela Honda nesse acordo, mas de maneira gradual.
Com todos esses movimentos, os executivos entrevistados pelo Financial Times afirmaram que “nós temos de 12 a 14 messe para sobreviver”, apontando para o sério risco de que a Nissan está a beira de uma falência.
“Esse período será difícil. No final, precisamos que o Japão e os EUA gerem dinheiro”. Com isso, há rumores de que as ações que a Renault pleneja vender, sejam incorporadas pela Honda por conta do acordo.
Enquanto isso no Brasil
No final das contas, ainda é muito cedo para afirmar se esse movimento acontecerá de fato ou não. O que temos, ao menos no Brasil, é um programa de investimentos gigantescos a serem feitos na planta de Resende, Rio de Janeiro, para produção de um novo SUV, além de renovar o Kicks atual e trazer a nova geração.
Você acredita na falência da Nissan? Ou isso é apenas um boato interno? Conte nos comentários.
- 5 conceitos radicais que não chegaram às ruas
- Nota de Pulse e Kardian no Latin NCAP é muito discrepante
- JAC Hunter vai abalar o mercado de caminhonetes? | Impressões
- Prazo de entrega: Citroën Basalt pode chegar só no carnaval