O Salão do Automóvel de Los Angeles está trazendo diversas novidades e o novo Volkswagen Tiguan é uma delas. A nova geração do SUV alemão foi lançada já na linha 2025, com visual novo, diversos itens de série e até melhorias na motorização. Porém, chegou decepcionando boa parte dos clientes norte-americanos.
Leia mais:
O que aconteceu é que ele chegou e não trouxe nenhuma versão híbrida, que era bastante esperada. Nos Estados Unidos, a busca por veículos híbridos está em ascendência e o público e os concessionários acreditaram que o novo Tiguan seguiria a onda. Mas, receberam o SUV com novidades na motorização.
Mas, Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, conversou com a equipe do Green Car Reports sobre o novo Tiguan. De acordo com ele, a nova geração do SUV vai ter sim uma motorização híbrida, seja ela híbrida convencional ou plug-in. Todavia, seu lançamento demorará mais alguns anos. Além disso, sua vinda dependerá das normas de emissões de poluentes a serem impostas nos Estados Unidos.
Novo Tiguan mudou bastante
Aliás, o novo Tiguan, o SUV Atlas e até o Taos vendidos no mercado norte-americano estão nos planos de eletrificação da montadora. Mas, ela queria por agora focar na criação de novos carros elétricos. Para acalmar o público, Andrew Savvas, diretor de vendas e marketing da Volkswagen para América do Norte, revelou que o Tiguan híbrido não está descartado.
Revelado em sua terceira geração, o novo Volkswagen Tiguan se espalha nos modelos ID (da linha de elétricos) da marca. Seu porte é encorpado, as linhas são conservadoras e retas e ele transmite ar mais sofisticado. Na dianteira, ele tem faróis mais finos e interligados por uma barra iluminada. Além disso, a entrada de ar no para-choque se destaca.
Nas laterais, os destaques são as rodas com novo desenho e a linha de cintura alta. Sua traseira tem as lanternas interconectadas e para-choque saliente. Surpreendentemente, a cabine do novo Tiguan se destaca no conjunto todo. O acabamento tem superfícies revestidas de madeira nogueira americana e couro e a central multimídia é flutuante.
Ela pode ter 12,9 polegadas ou 15 polegadas e tem ainda o painel de instrumentos de 15 polegadas de série. Ainda nesse sentido, ar-condicionado de três zonas, iluminação ambiente, sistema de som Harman Kardon e teto de vidro chamam atenção. Ele passa a ter 10 airbags, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego e assistente de mudança de faixa.
Motorização mudou
No entanto, o novo Volkswagen Tiguan só será vendido nos Estados Unidos na versão de cinco lugares. O Tiguan Allspace já se despediu de lá e dará lugar ao Tayron. Por sua vez, a motorização mudou. O motor 2.0 turbo ganhou 17 cv. Então, passa a render 201 cv. O câmbio é automático de oito marchas e é acionado em uma alavanca na coluna de direção.
Dessa forma, existe mais espaço no console central. Sua tração é dianteira, mas ele pode ser escolhido com tração integral 4Motion em uma versão específica. Já que ele usa componentes mais leves como suspensão de aço de alumínio, a terceira geração do SUV ficou 77 kg mais leve.
Por fim, suas vendas no mercado norte-americano começarão apenas em 2026 e ele é cotado para vir ao Brasil em algum momento. Embora datas oficiais e preços ainda sigam em estudos.
O que você achou do novo Tiguan? Conte nos comentários
- Omoda 5 passa a ser vendido como Chery Tiggo 5X na China
- Novo Mercedes GLE terá estrelas nos faróis e visual gera polêmica
- Hyundai HB20 sofre aumento de R$ 800 e parte de R$ 90 mil
- Elétrico Kia EV4 poderá concorrer com o BYD Dolphin?