Ao vivo
Home » Novidades » Fiat oficializa Panda no Brasil com o nome Argo X sem matar o modelo atual

Novidades

Martelo batido!

Fiat oficializa Panda no Brasil com o nome Argo X sem matar o modelo atual

Hatch inspirado no Grande Panda europeu será produzido em Betim, conviverá com o Argo atual e deixa de vez o retorno do nome Uno

4 min de leitura

Quem esperava pela volta do Uno pode esquecer. A Fiat oficializou nesta segunda-feira (20) que o hatch derivado do Grande Panda europeu será vendido no Brasil como Argo X, encerrando as todas as especulações sobre o possível retorno de um dos nomes mais icônicos da marca.

O anúncio aconteceu durante a comemoração dos 50 anos da Fiat e do Polo Automotivo de Betim (MG). Além de confirmar o nome, a fabricante também revelou que o novo modelo não substituirá o Argo atual. Pelo contrário: os dois vão conviver juntos, como acontece com a Hyundai, onde temos o i20 e o HB20 juntos.

Segundo Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul: “para nós é fundamental do ponto de vista estratégico. O Argo atual vai conviver com a nova geração, o Argo X. O mercado que vai definir a duração do atual Argo. Se ele durar um ano, três anos, cinco anos… enquanto comprar o modelo atual, ele fica”.

Herlander Zola, Presidente da Stellantis América do Sul, confirma nome Argo X
Herlander Zola confirma nome Argo X [Auto+/João Brigato]

Desta forma, a estratégia lembra o que a Fiat já fez no passado. Durante muitos anos, Mille e Palio Fire dividiram espaço nas concessionárias. Agora, a marca terá um caminho parecido, mantendo o Argo atual à venda enquanto o Argo X assume uma proposta mais moderna.

Inclusive, existem rumores de que o modelo atual possa até adotar o sobrenome Urban para diferenciar as duas gerações. Entretanto, isso ainda não foi confirmado pela Fiat.

Grande Panda brasileiro

Fiat Grande Panda / novo Argo / novo Uno 2027 [Auto+]

O Auto+ já teve a oportunidade de conhecer o modelo que servirá de base para o Argo X: o Grande Panda europeu. A ligação entre Panda e Uno sempre existiu na história da Fiat. Mas em vez de resgatar o nome Uno, a marca decidiu aproveitar a força comercial do Argo.

Visualmente, o Argo X será muito parecido com o Grande Panda vendido na Europa. Ainda assim, o hatch nacional receberá adaptações para o mercado brasileiro. por exemplo, as laterais ficarão mais limpas, sem o nome estampado em relevo nas portas. Além disso, o acabamento interno também será diferente em relação ao modelo europeu.

Fiat Grande Panda / novo Argo / novo Uno 2027 [Auto+]

Na dianteira, os faróis pixelados em LED permanecem como uma das principais características do projeto, mas dependendo da versão. Já a carroceria será bem semelhante, com linhas retas, altura elevada e aparência inspirada nos SUVs, embora continue sendo um hatch.

Motores já conhecidos

A Fiat também apostará em motores que já fazem parte da família Stellantis. As versões de entrada utilizarão o conhecido 1.0 Firefly aspirado, com até 75 cv e 10,7 kgfm de torque, sempre acompanhado do câmbio manual de cinco marchas.

Fiat Grande Panda novo uno novo argo traseira vermelho

Acima dele ficará o 1.0 T200 turbo com sistema híbrido leve de 12 volts. O conjunto deverá entregar cerca de 116 cv e trabalhar junto ao câmbio CVT, repetindo a receita já vista em modelos como Pulse e Fastback e que também vai equipar o futuro Jeep Avenger nacional.

Um lançamento importante para a Fiat

O Argo X será produzido em Betim (MG) e terá papel importante na estratégia da marca para os próximos anos. Segundo Herlander Zola, o novo modelo dará continuidade ao automóvel de passeio mais vendido da Fiat no Brasil e representa mais um passo na renovação do portfólio da fabricante.

interior com telas ligadas do Fiat Grande Panda elétrico
Interior do Fiat Grande Panda Pop [Divulgação]

Além disso, o hatch será o primeiro produto inédito desenvolvido em Betim dentro do plano de investimentos de R$ 32 bilhões anunciado pela Stellantis para a América do Sul até 2030. Desse total, R$ 14 bilhões serão destinados ao complexo mineiro.

Rival de Polo, Onix e HB20

Quando chegar ao mercado, o Argo X brigará diretamente com Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20 e até o atual i20.

E você, gostou da escolha do nome Argo X ou preferia ver a volta do Uno? Deixe seu comentário!

15 comentários em “Fiat oficializa Panda no Brasil com o nome Argo X sem matar o modelo atual”

  1. Eduardo Kull

    Não vão mostrar uma “imagenzinha” do modelo brasileiro?????????

    • Joltapê

      O modelo será a cópia do Fiat Grande Panda, porém com menos itens de série e motor “capado” custando uma bagatela. O famoso carro de otário.

  2. Silvan Luiz Peruzzo

    Eu acredito que como sempre a FIAT está um passo a frente de seus concorrentes, e deve inovar com o ARGO X

  3. Bezerra Júnior

    São os famosos lançamentos impulsionados por motor de “geladeira”. Deve custar acima de 100k. Ainda tem otario que compra.

  4. Anderson Tiago Vieira Leite

    Acho que não vai durar muito para o argo atual sair de linha, se quisesse manter ele o novo argo x era pra ser o novo Uno, até ele se parece com o uno.

  5. Edenilton Oliveira

    Panda soaria melhor.

  6. Vinícius Vieira

    Uno

  7. Adalto S Ferreira

    Horrível

  8. Jazon

    Gostaria de ter o nome UNO que foi um sucesso no Brasil e está fazendo falta para nós.

  9. Luiz Cláudio Moura

    O importante é a qualidade do produto, tem que ter um custo benefício bom.
    Nome é um mero detalhe.
    Consumidor quer um carro bom, confortável e barato.

    • Joltapê

      Aposto meu toba que esse carro não sairá barato, e ainda virá todo capado em comparação com o irmão europeu o Panda.

  10. Orcelino Rodrigues de souza

    Espero conhecer em breve,fiat panda,ficou muito lindo

  11. Nivaldocosta

    Se deixasse o nome uno. As críticas seriam:

    Fiat lança uno por mais de 100k!

    Um uno custa 100k!

    100k não compra nem um uno!

  12. João Paulo Lima Barbosa

    Prefiro o meu Palio 1.0 motor fire – G2 Pensa num carro guerreiro, beirando 400 km . Olha que já viajei muito, só vejo carros tops parado nas rodovias BRs. Fiat Bora voltar Uno e Palio !!! kkkkkk

  13. Andre

    Vai brigar diretamente com o i20 em feiúra só se for.

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero, sempre fascinado por carros. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar