O Brasil é referência mundial por sua hospitalidade calorosa, diversidade cultural, Carnaval, culinária e paixão pelo futebol. Não é à toa que, todos os anos, milhões turistas estrangeiros são atraídos para o país em busca das praias, das paisagens exuberantes e do clima agradável.
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Além disso, você sabia que alguns carros são considerados verdadeiros orgulhos nacionais e vendidos exclusivamente no nosso mercado? Alguns deles são capazes de causar até inveja nos gringos. Confira!
Fiat Toro
Lançada em fevereiro de 2016, a Fiat Toro é uma caminhonete que a Stellantis classifica como SUP (Sport Utility Pickup). Oferecendo uma dirigibilidade de SUV, na linha 2022, passou a ter o motor 1.3 16V turbo (T270). Esse conceito de caminhonete mais prática para centros urbanos deixou os gringos com inveja, e foi posteriormente replicado pela Ford com a Maverick.
Com 4,94 m de comprimento e 2,99 m de entre-eixos, a capacidade volumétrica da caçamba é de 937 litros. Os preços começam em R$ 151.990 nas versões T270 e R$ 201.990 nas versões com motor turbodiesel e tração 4×4.
Renault Sandero R.S.
O Renault Sandero R.S. é um hot hatch que conquistou os brasileiros e despertou inveja nos gringos. Desenvolvido pela divisão Renault Sport, era um dos carros mais divertidos de se dirigir, oferecendo excelente relação custo-diversão.
Equipado com um motor 2.0 naturalmente aspirado de 150 cv e 20,9 kgfm, aliado a um câmbio manual de seis marchas, o Sandero R.S. acelerava de 0 a 100 km/h em oito segundos, atingindo 202 km/h de velocidade máxima. O modelo saiu de linha em 2021, mas deixou alguns gringos com inveja pela dirigibilidade cirúrgica.
Chevrolet Montana
Lançada em 2003, a Chevrolet Montana substituiu a Corsa Pick-Up, utilizando a plataforma GM 4200, a mesma do Agile e que originou a segunda geração de 2010. Em 2023, a nova Montana trouxe um grande salto evolutivo em design, com carroceria de quatro portas
Sob o capô, o motor 1.2 turbo, disponível com câmbio manual ou automático de seis marchas, entrega até 133 cv e 21,4 kgfm (etanol). A caçamba comporta 874 litros, e os preços começam em R$ 130.990, de acordo com o site do fabricante, com a versão RS (carro da foto) oferecendo um toque esportivo.
Jeep Commander
O Jeep Commander é o primeiro SUV totalmente desenvolvido no Brasil, sendo exportado para países da América Latina, como Argentina, Colômbia, Uruguai e Chile, além da Índia, onde é conhecido como Meridian. Disponível com cinco ou sete lugares, é fabricado no Polo Automotivo da Stellantis em Goiana (PE), onde também são produzidos o Jeep Renegade, o Compass, a Fiat Toro e a Ram Rampage.
O Jeep Commander atualmente custa em nosso mercado a partir de R$ 221.990 na configuração Longitude com cinco lugares indo a R$ 327.590 na bruta BlackHawk equipada com o propulsor de quatro cilindros 2.0 turbo Hurricane T4 de 272 cv e 40,8 kgfm. O SUV também oferece a configuração turbodiesel Overland TD380 4×4 por iniciais R$ 305.990.
Haval PHEV34
O Haval PHEV34 é vendido exclusivamente no Brasil por R$ 283.000. Este SUV híbrido plug-in combina um motor 1.5 turbo com dois motores elétricos (um na dianteira e outro na traseira), alimentados por uma bateria de 34 kWh, gerando uma potência combinada de 393 cv e 77,7 kgfm. A tração integral é 100% variável.
Com 4,68 m de comprimento, o utilitário esportivo oferece um porta-malas de 560 litros (1.445 litros com o rebatimento da segunda fileira) e até 113 km de autonomia elétrica pura. A recarga da bateria leva cerca de 5 horas em corrente contínua (DC) e 29 minutos de 10 a 80% em corrente alternada (AC).
Você sabia que esses carros foram desenvolvidos ou vendidos apenas no Brasil? Se lembrar de outro modelo, deixe sua opinião nos comentários!
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