A Hyundai deu início a reorganizaçãoda sua linha de carros no Brasil. Depois de lançar o i20 no mercado nacional, a marca prepara o Bayon para atacar justamente o segmento que mais cresce entre os modelos de entrada: os SUVs subcompactos.
Desta vez, no entanto, a estratégia muda um pouco. O i20 é um hatchback, mesmo que a Hyundai diz que pretende roubar vendas do Volkswagen Tera e Chevrolet Sonic, além de dar a ele características que remete a de SUVs atuais com altura do solo elevado, visual parrudo, a marca afirma que ele é justamente um hatchback. Isso porque o seu SUV subcompacto será justamente o Bayon.
De acordo com a projeção do site Carscoops, a nova geração do Hyundai Bayon deve abandonar parte da aparência de hatch aventureiro que o mercado asiático conhece desde o seu lançamento em 2021 e adotar um estilo próximo de SUV. Com isso, o modelo vai ganhar carroceria mais reta, dianteira mais vertical e linhas inspiradas nos utilitários mais recentes da marca.

Desta forma, essa mudança vem para também fazer sentido no Brasil. Hoje, Volkswagen Tera, Fiat Pulse, Chevrolet Sonic, Renault Kardian e o futuro Jeep Avenger, mostram como as fabricantes usam plataformas de hatches para criar SUVs compactos e subcompactos com apelo maior entre os consumidores.
Bayon deve ocupar espaço entre i20 e Creta
O Hyundai Bayon já existe em mercados como Europa, Índia e Oriente Médio. No entanto, a próxima geração deve ganhar importância global, justamente porque a Hyundai quer reduzir diferenças entre os produtos vendidos em cada região.

Além disso, essa estratégia é o que vemos com o i20. O hatch nunca havia sido vendido oficialmente por aqui, mas agora passa a integrar a linha nacional como uma alternativa ao HB20 e aos SUVs subcompactos de entrada.
Com o Bayon, a lógica deve seguir o mesmo caminho. O SUV vai usar a mesma plataforma K3 do i20, porém com carroceria mais alta, posição de dirigir elevada e proposta mais próxima do gosto brasileiro. Ao mesmo tempo, o modelo vai ocupar o espaço acima do i20 e abaixo do Creta. Assim, a Hyundai cria uma escadinha mais entre hatch compacto, SUV subcompacto e SUV compacto.
Creta deve crescer e abrir espaço na linha

A chegada do Bayon também conversa com o futuro do Creta no Brasil. A nova geração do SUV, que hoje é considerado compacto com seus 4,33 metros de comprimento, deve crescer em tamanho e subir de posicionamento, ficando mais próximo de um SUV médio.
Com isso, o Bayon passa a fazer ainda mais sentido. Afinal, o Creta crescendo, a Hyundai precisa de um SUV menor para brigar com Tera, Pulse, Kardian, Sonic e o futuro Avenger.
![Hyundai i20 Ultimate 2027 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2026/06/Hyundai-i20-2027-ultimate-9-1-1320x743.webp)
Além disso, o movimento ajudaria a marca a manter uma presença forte entre os carros de maior volume. Hoje, o consumidor brasileiro compra SUV até quando a base técnica vem de hatch, e as marcas entenderam isso muito bem.
Por isso, a Hyundai vai seguir a mesma receita que Volkswagen, Fiat, Chevrolet e Renault já adotam. Ou seja, usar uma base compacta, mudar a carroceria, elevar a posição de dirigir e entregar um carro com aparência mais robusta.
Motor deve ser o mesmo 1.0 turbo do i20

O Hyundai Bayon brasileiro vai fazer parte do investimento de R$ 5,5 bilhões anunciado pela marca no país até 2032. Além disso, a produção em Piracicaba deve concentrar modelos como HB20, i20, Bayon e Creta.
Ainda não há confirmação sobre o conjunto mecânico, mas o caminho mais provável envolve o motor 1.0 turbo flex da família Kappa. No i20, esse propulsor entrega 115 cv e 17,5 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de seis marchas.

Antes, esse motor chegava a 120 cv em outros modelos da Hyundai. Porém, a nova calibração mira as regras de eficiência e tributação do governo brasileiro, que beneficiam carros flex nacionais com potência mais controlada.
Assim, o conjunto deve colocar o Bayon na mesma faixa de desempenho dos principais rivais. Por exemplo, o Tera e o tem 116 cv, o Sonic 115,5 cv, o futuro Avenger terá também 116 cv.
Nova geração deve ficar mais parruda

No exterior, a nova geração do Bayon já aparece em testes. Além disso, o interior pode receber duas telas de 12,3 polegadas como no i20, central multimídia mais moderna, atualizações remotas e conectividade sem fio. Ainda assim, esses equipamentos podem mudar quando o modelo chegar ao Brasil.
Por outro lado, a base técnica não deve trazer grandes revoluções. O Bayon deve manter suspensão dianteira McPherson e eixo de torção na traseira, como boa parte dos SUVs compactos e subcompactos vendidos por aqui.
E você, acha que o Hyundai Bayon tem força para incomodar Volkswagen Tera, Fiat Pulse, Chevrolet Sonic e Renault Kardian? Deixe seu comentário!



